quarta-feira, 29 de abril de 2009

Conhecendo os perigos das redes de relacionamento!!!!!!

Como nem tudo nesse mundo é perfeito, já dizia minha mãe, as redes de relacionamento também guardam, de uma maneira muitas vezes eufemista, o seu lado obscuro.

Pedofilias, estelionato e até confrontos com hora marcada fazem parte dessa triste realidade que, desconhecida por alguns e mal usada por outros, transformam os sites em uma espécie de disputa, lembrando os filmes de faroeste, entre os bons moços (usam apenas para diversão), e os bandidos (que até na Internet conseguem transgredir as leis).

A justiça brasileira tem, nesses últimos anos, se preocupado muito com o crimes cibernéticos, principalmente nas redes sociais, como Orkut, Twitter e Facebook.

Em um relatório divulgado pelo ONG, Safernet, cerca de 90% das denúncias de pedofilia registradas no Brasil, em 2007, tinham relação com o conteúdo do Orkut.

Até pouco tempo atrás, a Google dificultava de todas as maneiras o envio de informações pessoais de seus "correntistas" para o Ministério Público, complicando a ação da justiça.

Segundo Thiago Tavares, presidente da Safernet, isso fez com que os criminosos vissem o site como o porto seguro para crimes.

Depois de inúmeras denúncias, a empresa americana se comprometeu a liberar informações, mediante determinação dos órgãos responsáveis.

Infelizmente, não encontrei em nenhuma pesquisa atual a informação de que, com essa nova política de "liberação", os crimes diminuiram.

Outra situação corriqueira nesse ambiente, são os crimes de estelionato. Muitos usuários colocam nome, número de telefone, endereço e outros documentos pessoais. Com apenas esses dados, o criminoso consegue clonar cartões, identidades e desviar dinheiro de contas-correntes.

A espaço também, claro que não podia faltar, a prostituição. Em apenas alguns segundos de navegação, é fácil encontrar mulheres que vendem o seu corpo e usam os sites para divulgar fotos e marcar encontros.

Brigas marcadas e comentadas depois, esse é mais um absurdo que as redes de relacionamento, ou melhor, os usuários dessa rede tem praticado.

Em Diadema, São Paulo, por exemplo, 87 adolescentes foram detidos, no dia 26/03, por iniciarem uma briga que tinha sido agendada, como se agenda uma reunião de negócios, em uma praça da cidade. Por sorte ninguém se feriu.

Diante de todos esses fatos, fica claro que as redes sociais são importantes, isso ninguém nega, porém, depende de como e para que você vai utilizá-la.

Nenhum comentário:

Postar um comentário